Nós da Hiper Graphic sabemos que cada projeto de lembrancinhas, rótulos para embalagens, capas duras de livros, agendas, tags e muitos outros produtos, demandam um tipo de adesivo especifico. Mas, no geral, o adesivo de papel couchê e o vinil são os tipos mais utilizados.
Agora, você sabe qual é a diferença entre eles? Qual dos dois é o melhor?
Para esclarecer estas e outras dúvidas, preparamos esse artigo, onde reunimos as principais diferenças entre o adesivo de vinil e no papel couchê. Assim, você poderá identificar as particularidades de cada tipo. E, com isso, definir qual dos dois é o melhor para o seu produto. Confira!
Adesivo Couchê e Vinil – Entenda a diferença
Dependendo do uso que você der para o adesivo, um tipo sempre terá um desempenho melhor que o outro. Por isso, para não errar na escolha, separamos abaixo algumas características de cada tipo.
Adesivo couchê
O adesivo couchê é um tipo de adesivo em papel bastante utilizado na indústria gráfica. Ele é revestido por uma camada de polímero, o que lhe confere um aspecto brilhoso e melhor absorção de tinta. E se divide em três tipos: fosco (sulfite), reciclado e glossy (brilhante).
Além disso, esse tipo de adesivo permite escrever por cima dele. E costuma-se usa-lo na personalização de produtos artesanais. Lembrando que não se recomenda deixar o adesivo couchê próximo a ambientes úmidos, pois ele perde seu potencial de fixação com o tempo.
Adesivo de Vinil
O adesivo de vinil é feito a partir de um plástico, o PVC. Composto de material resistente, esse tipo de adesivo tem como características o fato de ser impermeável e amplitude de flexibilidade, o que garante um ótimo acabamento.
Os adesivos de vinil são impressos em equipamentos diferenciados para garantir sua impermeabilidautilizar impressoras com jatos de tintas pigmentadas e corantes. A tinta utilizada neste tipo de adesivo é a tinta solvente.
Além disso, pode-se usar os adesivos de vinil em superfícies em vidro, como vitrines, vidros de carros, e paredes. Isso porque, como estas superfícies estão em constate contato com água e temperaturas diversas, é preciso um adesivo que resista a esses fatores.
Os adesivos de vinil podem se dividir em quatro tipos:
- Fosco e com brilho – indicado para decoração de ambientes, possui boa duração de fácil aplicação, por se ajustar bem as superfícies.
- Transparente – permite a impressão digital, contudo preserva uma certa transparência, comumente utilizado para sinalização de vidros.
- Metalizado – indicado para reproduzir efeitos de substratos metálicos. Sua durabilidade é de 1 ano e ele é usado em logotipos, como formato de letras e números para carros e precificações.
Qual o tempo de durabilidade de cada um?
A vida útil dos adesivos de uma forma geral é longa. Entretanto, isso irá variar de acordo com o cuidado com a aplicação e manutenção.
Além disso, a utilização de produtos químicos, na hora de higienizar, podem danificar os adesivos e desbotar a sua cor.
A diferença de duração no adesivo de couchê e vinil está relacionada ao tipo de material. Geralmente, o adesivos couchê, duram em média um ano, já os adesivos de vinil, possuem uma durabilidade maior, entre 3 e 5 anos, dependendo da exposição solar e cuidados.
Qual adesivo utilizar em cada superfície?
Os adesivos couchê são indicados para superfícies como madeira e plástico. Também indica-se seu uso para rótulos e embalagens, que não entrem em contato com a água.
O adesivo couchê glossy, por ser mais brilhante, se usa bastante em lembrancinhas, rótulos, capas de livros e agendas.
Enquanto isso, os adesivos de vinil se indica para superfícies de metal, alvenaria e vidros, pois apresentam maior resistência. Além disso, esse tipo possui melhor aproveitamento em acabamentos porosos e com curvaturas, devido possuir maior maleabilidade.
Portanto, agora que você já sabe a diferença entre adesivo couchê e vinil, analise o tipo de superfície e finalidade para o qual irá destinar o seu uso. E faça a escolha do adesivo certo para o seu projeto.